beleski de carvalho

Notícias

O que fazer se o imóvel comprado não foi entregue no prazo?

Blog

O que fazer se o imóvel comprado não foi entregue no prazo?

A compra de um imóvel na planta é um passo importante e, na maioria das vezes, envolve um planejamento financeiro detalhado. 

No entanto, atrasos na entrega são comuns, mas, que geram prejuízos e transtornos ao comprador – independente se o intuito é para moradia ou aluguel. 

Se esse é seu caso, conheça aqui os seus direitos e as medidas que podem ser tomadas para garantir uma solução justa.

Imóvel não entregue no prazo: quais os direito do consumidor?

Confira abaixo quais são os seus direitos como proprietário em relação ao atraso do imóvel, e, o que fazer sobre isso.

1. Verifique o contrato

O primeiro passo é analisar atentamente o contrato assinado com a construtora ou incorporadora. 

Nele, é preciso conter informações sobre o prazo de entrega, possíveis extensões (normalmente de 180 dias) e penalidades em caso de descumprimento.

Ele será a base para qualquer cobrança futura sua, ou envolvendo seus advogados.

2. Notifique a construtora

Caso o prazo tenha expirado, entre em contato formalmente com a empresa. É recomendado enviar uma notificação por escrito, a clássica carta com aviso de recebimento ou e-mail registrado, solicitando esclarecimentos e a definição de uma nova data para a entrega.

3. Exija indenização por danos morais e materiais

O atraso pode gerar prejuízos financeiros, como pagamento de aluguel, juros de financiamentos e outros custos adicionais. 

O comprador tem direito a pedir indenização por danos materiais e morais devido ao transtorno causado pelo atraso.

4. Solicite a devolução dos valores pagos (se desistir da compra)

Se o atraso for excessivo e você optar por desistir do imóvel, pode pedir pela rescisão do contrato com a devolução integral dos valores pagos, corrigidos monetariamente. 

Algumas decisões judiciais também garantem a devolução com juros e eventuais penalidades contra a construtora.

5. Vá para a justiça, se necessário

Se a construtora não apresentar uma solução satisfatória, buscar seus direitos na justiça pode ser uma opção. 

Um advogado especializado em Direito Imobiliário é o mais indicado para auxiliar na ação de indenização, cumprimento da obrigação ou rescisão contratual.

Atrasos na entrega de imóveis podem gerar grandes impactos na vida do comprador. Conhecer seus direitos e agir rapidamente é essencial para minimizar prejuízos e garantir uma solução justa. 

Se você está enfrentando esse problema, conte com assessoria jurídica especializada da Beleski de Carvalho para orientação e defesa dos seus interesses.

Gostou? Compartilhe este artigo!

notícias

Artigos relacionados

Imóveis rurais: o que saber antes de comprar?

A aquisição de um imóvel rural é um investimento significativo, seja para fins produtivos, lazer ou preservação ambiental.  No entanto, antes de concretizar a compra, veja quais são os aspectos jurídicos, ambientais e estruturais para garantir segurança na transação e evitar futuros problemas. O que saber antes de comprar imóveis rurais? 1. Verifique a documentação […]

O que são cláusulas abusivas e como identificá-las

O que são cláusulas abusivas e como identificá-las

A celebração de contratos faz parte da rotina de empresas e indivíduos, seja na aquisição de produtos, contratação de serviços ou em relações comerciais de longo prazo.  No entanto, algumas condições contratuais podem se tornar onerosas ou desproporcionais para uma das partes, caracterizando as chamadas cláusulas abusivas.  Identificá-las evita prejuízos e garante relações contratuais equilibradas […]

A diferença entre testamento público e particular

O planejamento sucessório é uma estratégia básica para garantir a segurança jurídica da transmissão patrimonial.  Dentro desse contexto, o testamento surge como um dos instrumentos mais eficazes para definir a destinação dos bens.  No Brasil, os dois tipos mais comuns são o testamento público e o testamento particular, cada um com suas características específicas. O […]

Contratos de exclusividade: vantagens e cuidados

Os contratos de exclusividade são ferramentas muito utilizadas em negócios que envolvem relações comerciais de confiança e comprometimento mútuo.  Seja na prestação de serviços, no setor imobiliário ou em parcerias estratégicas, esses vínculos oferecem benefícios claros, mas também exigem cuidados específicos para evitar conflitos ou prejuízos. Veja abaixo as principais vantagens dos contratos de exclusividade […]

Assine a nossa newsletter

e fique por dentro de conteúdos relevantes.